Para pensar sobre seus propósitos, sugiro três questões:
1. Onde pretendo chegar? Nessa primeira questão, está o sonho. Ninguém tem um propósito, sem antes ter sonhos. Dentro dos sonhos estão as nossas metas, nossos ideais, o lugar onde me encontro e a responsabilidade que tenho. Em outras palavras, sonhar é ter a consciência a respeito de si mesmo e o lugar que ocupa no mundo.
2. Onde e como estou? Nessa questão estão as categorias da situação, do contexto, o rumo que me desejo; enfim, é a consciência da realidade que sou e na qual me encontro.
3. O que preciso fazer? Está nessa pergunta a dimensão prática do propósito de vida. Quais são os passos que preciso/ devo fazer? Em outras palavras, quais ações são necessárias para realizar o projeto sonhado? Essas ações são concretas. Elas implicam em sair de um lugar muitas vezes confortável ao qual se está, e caminhar em direção ao que deseja. Exige movimento!
Em síntese, o projeto pessoal de vida é a organização dos sonhos, que leva em consideração a realidade a qual a pessoa se encontra, bem como, a necessidade e a urgência de dar passos concretos que respondam às diferentes realizações das dimensões da vida.
Por vezes, para pensar o nosso projeto de vida, precisamos de uma ambiência, ou seja, a construção de um clima especial, propício para o exercício de concentração, escuta atenta e resposta elaboração do projeto. Considere também que, a escrita do projeto é a materialização do seu objetivo. Portanto, deixe fora dele decisões mesquinhas ou egoístas, superficiais, ambiciosas, ou outra qualquer que seja incoerente com a sua opção.
Por último, faça a melhor opção: opte pela sua felicidade e, pela felicidade das pessoas que você ama! Construa seu projeto de vida! Se precisar de algumas dicas ou auxílio, conte comigo!
Boas reflexões!
((•)) Ouça este post