Desde o início da Pandemia COVID-19, as aulas presenciais migraram para ambientes online. A mudança implicou em novas atitudes cidadãs. Os protocolos de convivência alteram-se. As aulas perderam o controle disciplinar direto e, exigiu-se colaboração e cidadania por parte de professores, alunos e pais. Dessa forma, as aulas online tem sim, implicações cidadãs que perpassam métodos colaborativos.
Entre as questões de cidadania digital está o reconhecimento e a valorização do outro. Como se sabe, professores e alunos estão utilizando as mais diversas plataformas digitais que permitem compartilhamento de áudio, vídeo, arquivos, etc. Participar desses ambientes exige tanto do professor quanto do aluno, a sensibilidade de perceber o outro.
Há diferentes situações orientadas por diferentes motivações, que vão desde o abrir o áudio/vídeo para interagir até o uso de bate-papo (chat) para assuntos aleatórios. Quanto à essas atitudes, não é possível impor o limite disciplinar, uma vez que, como disse antes, sendo as motivações as mais diversas – entende-se, das questões de intimidade às sociais – a ética se faz necessária.
A disciplina, organização e interação, dependem da motivação para o trabalho e a interação propostos pelos professores, bem como, a abertura ao diálogo por parte dos alunos. É preciso que exista um sentimento de empatia, diálogo, interesse, objetivo e amor, entre aquele que propõe e, disposição à aprendizagem por aquele que recebe. Se essa relação for efetiva, teremos então a colaboração, tão fundamental para aprendizagem nesse ambiente.
Para ampliar as possibilidades e resolver as questões comunicativas, buscando maior interação e colaboração e, consequentemente, aprendizagens mais significativas, as escolas estão buscando dialogar sobre o assunto. O diálogo acontece de forma direta ou indireta, com o alunos, com as famílias, professores, mas também através de campanhas argumentativas sobre os ganhos da colaboração e o quanto esta qualifica o ensino e a aprendizagem. Veja que não se trata de impor uma postura, mas orientá-la para o reconhecimento da importância do outro.
Somada à questão anterior, outro elemento muito utilizado em aulas online, está a publicação e compartilhamento de conteúdo. É preciso orientar uma postura de cidadania digital, quanto a publicação e compartilhamento. Para isso, elaboro algumas perguntas que orientam sobre:
- No compartilhamento de conteúdo: Que sentimento ou necessidade me motiva a compartilhar esse conteúdo?
- Com quem eu devo compartilhar esse conteúdo?
- Como esse conteúdo compartilhado afeta minha imagem/reputação pessoal e/ou profissional?
- O que estou publicando é legal (do ponto de vista das leis)?
- Que sentimento desperta no outro, o que estou publicando?
- Como me sentiria se alguém postasse o que estou postando sobre outros, sobre mim?
Para finalizar, migramos para aulas digitais como aprendizes de um novo tempo. Esse movimento nos trouxe desafios. Hoje apontei dois: A colaboração nas aulas e o compartilhamento de conteúdo. Tem outros. Há tantos outros...muitos! Efetivamente, é o diálogo com seu filho, com o professor do mesmo, com a escola, que vai qualificar ainda mais a aprendizagem. Aproveite a oportunidade: Aprenda! Pois, os novos tempos, mesmo na possibilidade de um retorno às aulas presenciais, terão muito da experiência que hoje vivenciamos!
((•)) Ouça este post
Excelente reflexão!!!
ResponderExcluirÓtima reflexão
ResponderExcluir