Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2016

0

O SABER CURRICULAR, O CONHECIMENTO ESCOLAR E O DISCURSO PEDAGÓGICO: ELEMENTOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

mediaçãoEntre os desafios que se apresentam à escola, à formação inicial e continuada de professores na contemporaneidade, está o processo de mediação pedagógica, compreendida no âmbito do saber curricular, do conhecimento escolar e do discurso pedagógico.
A mediação pedagógica compreendida na transição do pensamento pedagógico moderno para a construção da Neomodernidade, assume que a organização curricular se dá em uma relação dialógica, mediada pela interlocução dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, a abordagem do saber curricular e do conhecimento escolar aparecem como elementos discursivos na práxis docente.
O saber curricular é compreendido como o conjunto de conteúdos que norteiam as orientações didáticas da construção de competências e habilidades, acordados com o nível de desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos alunos. As competências e habilidades contidas no conhecimento escolar, orientam-se na dinâmica da transposição didática que, mesmo que não conste como saber curricular, considera o sujeito como construtor de si e do mundo historicamente e dialeticamente imbricado no processo.
O conhecimento escolar se dá na abordagem interdisciplinar e na transversalidade do saber curricular com os elementos de produção e reprodução da cultura. Norteado por esse atravessamento, o conhecimento escolar atende aos fins pedagógicos à que se propõe a escola. Não se pode ignorar que, a escola, nessa relação de saber curricular e conhecimento escolar, se não atentar aos princípios praxiológicos da ação dialética docente, acaba em servir de aparelho ideológico do Estado.
O discurso pedagógico como criação cultural no existir da escola, tem seus fundamentos em um saber transposto da formação docente para o currículo, bem como, a orientação pedagógica legal presente nos documentos e teorias em educação. Outrossim, é importante ressaltar o papel social e a identidade política daquele que o produz: o professor.
Sob diferentes perspectivas, tanto o saber curricular, como o conhecimento escolar são abordados, se consideradas as diferentes vertentes pedagógicas da formação docente. Assim, a identidade política bem como o papel social do professor integram a mediação pedagógica, orientada à produção ou reprodução da cultura escolar.
Contudo, a mediação pedagógica integra saberes construídos de forma colaborativa, envolvendo sujeitos que significam e resinificam o saber curricular com relação à dinâmica política e pedagógica da escola e de seus agentes. Assim, a mediação é o lócus onde se inserem as premissas formativas e discursivas que deslocam um currículo de saberes científicos traduzidos pedagogicamente para a constituição dos sujeitos como agentes de transformação de si e do mundo.
De outra forma, a mediação pedagógica aparece como um desafio no processo de formação continuada de docentes. Nesse espaço, há o conflito filosófico e pedagógico dos saberes que constituem os elementos profissionais, as competências pedagógicas, a constituição política da docência. É também, na formação continuada que se refletem hermeneuticamente o saber curricular, o conhecimento escolar e os discursos pedagógicos. A partir dessas discussões, são elaboradas as compreensões da mediação pedagógica no âmago do trabalho docente.
Portanto, entender a organização curricular, bem como a organização do conhecimento escolar, remete à mediar pedagogicamente os processos de produção e reprodução cultural inseridos na escola, compreendida aqui como desafios da educação na contemporaneidade, seja na escola ou na formação inicial e continuada de professores.







((•)) Ouça este post