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domingo, 25 de agosto de 2013

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DIMENSÕES DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

 

livroTodos nós recebemos pela formação um perfil, uma identidade. Basicamente esse processo acontece por meio de três âmbitos: o Profissional, o Social, e o Pessoal.

O Profissional:

Quando iniciamos nosso processo de formação docente profissional, ou seja nos cursos de magistério, o Ensino Superior, nos cursos de educação, iniciamos a nossa formação profissional; ou seja, a docente.

Para a formação profissional docente, é importante considerar quatro aspectos:

- A formação que recebo antes de entrar nas salas (magistério, faculdades, licenciatura): Esta formação é muito importante, pois é a partir dela que recebemos os elementos epistemológicos que compõem a nossa formação. Não é apenas uma formação restrita às teorias dos diversos pensadores em educação, mas é também por meio dela que adquirimos a mais diversas metodologias de ensino.

- Por meio dos professores, com os quais compartilho meu trabalho: Nas escolas, diariamente, nos encontramos com nossos pares, ou seja, a professores formados nas mais diversas áreas do conhecimento. São os nossos colegas, pessoas que além de compartilhar conhecimento pedagógico, também compartilham o que sentem.

- Pelo perfil profissional que a direção das escolas e as equipes educativas prestigiam e valorizam: Nesse sentido, é muito importante que a direção da escola não seja apenas um espaço de onde se encaminham ordens para as equipes educativas, mas também direcionam um olhar de gestão que prestigia e valoriza o trabalho docente. Embasado nesse princípio, é o trabalho docente que dá sustentação à gestão escolar, uma vez que dela brotam os reflexos para toda a comunidade educativa.

- Mediante os cursos realizados em diversos momentos antes da formação: Após concluída a formação inicial, é importante que seja perseguida uma formação complementar. Hoje, muitos professores buscam a pós-graduação como um espaço de formação complementar. Além dos cursos de pós-graduação, também alguns professores realizam cursos de curta duração, seja na semana pedagógica promovida pela escola, seja em outros espaços buscados pelos mesmos.

O Social:

- O que os outros procuram e esperam de nós: O professor além de desenvolver sua metodologia de ensino, ensinar aquilo que está nos currículos e nos planos nacionais de educação, também responsável pela formação da opinião pública. Na verdade ele é um profissional que além de ensinar a teoria também é responsável pela formação moral dos indivíduos.

- A visão que recebemos da sala de reunião, nas entrevistas com pais: além do corpo discente, os professores também entram em contato com os pais. A partir desse contato os pais formam uma visão profissional do professor, o que repercute diretamente na comunidade estudantil.

- Pelos meios de comunicação: Os meios de comunicação são hoje uma ferramenta muito utilizada enquanto a transmissão de informações que mantém o professor atualizado e, seja em sua rotina pedagógica, seja em sua vida comunitária. Por isso também, ao receber as informações o professor deve passá-las pelo crivo da verdade.

O Pessoal:

- Pela reflexão e análise do modelo educativo: Como sou, o que procuro, quanto estou disposto a arriscar nisto. Nesse sentido, é muito importante que o professor sempre coloque os conhecimentos considerados como verdadeiros em dúvida.

- Pela escuta e diálogo com meus alunos sobre a vida e aprendizagem na aula: o espaço da sala de aula não é apenas um espaço onde se ensina e se aprende. É também um espaço onde deve ocorrer a transposição didática, ou seja, onde o conhecimento seja atualizado em relação às informações que se passa no dia a dia.

Finalizando...

Ao que se percebe, o processo de formação docente está sempre em busca de um perfil de identidade, que reside no âmbito profissional, social, pessoal da formação. Além desses três pontos, também é necessário evidenciar de que a formação do professor é um processo contínuo que acontece em todas as etapas da vida. ((•)) Ouça este post