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quinta-feira, 19 de julho de 2012

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AVALIAÇÃO VERSUS EXAME ESCOLAR!

 

memes - acabou tempo da provaVivemos um momento de transição de paradigma. A crise do modelo moderno de avaliação, o exame, possibilita pensarmos em uma alternativa: a Avaliação.

Dentro da lógica da escola tradicional, o exame ocupa lugar determinante. Ele é responsável pela seleção daqueles que são considerado aptos à dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Mas, será esse o melhor caminho?

Vejamos: A prática do exame, no Brasil, surge com a Educação Jesuítica, uma educação voltada ao modelo disciplinar. Este modelo buscava o controle dos corpos e das mentes segundo os interesses da política e da economia dominante.

O desenvolvimento do exame entre os jesuítas buscava desenvolver nos seus alunos uma espécie de testagem. Para tal, basta observar o funcionamento das escolas jesuíticas: Estudar de manhã, retomar à tarde, discutir à noite. No sábado, a chamada Sabatina, um exame de testagem que busca conhecer a quantidade de conhecimento acumulado ao longo da semana. Esse roteiro obedecia as indicações do Ratio Studiorum (ordenamento dos estudos), uma espécie de manual que ditava o funcionamento do ensino jesuítico.

De outro lado, temos a pedagogia comeniana (protestante), onde a premissa básica que tem maior impacto é “estudar para valer”. Essa filosofia escolástica está presente na “Didática Magna” de Comênius.

Assim, entramos no Séc. XXI reproduzindo um modelo de avaliação escolar embasado no Séc. XVI. Há que se questionar sobre os processos, os métodos, e principalmente, sobre as concepções.

Existe hoje a necessidade do acompanhamento pedagógico, ou seja, a avaliação sendo realizada por pareceres descritivos se faz fundamental. É nele que interagem o ser e o estar do aluno no espaço escolar. No parecer, está desenvolvido, em ideias gerais, além do funcionamento da estrutura escolar, também a inclusão do sujeito aprendente.

De outro lado, a avaliação por pareceres descritivos, emite ao conhecimento sistemático dos pais sobre os filhos. Toda essa demanda é significativa quando descobrimos o sentido da relação Pais e Filhos na escola.

Assim, sugiro várias interrogações no teu cotidiano escolar, uma vez que para mudar, é preciso conhecer!

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NOTÍCIA DA HORA!

http://iraiaguasdomel.wordpress.com/2012/07/19/noticia-da-hora/

No último dia 17/07/12, terça-feira,os professores do Colégio Estadual Antonio de Souza Neto participaram de uma palestra ,no turno da manhã, convidados pelo Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay,onde mais uma vez,aprimoraram sua formação pedagógiga.

     O palestrante foi o Profº  Rudinei B. Augusti ,mestrado em Filosofia, catedrático da FAISA(Faculdades de Santo Augusto/RS) e  blogueiro – possui um site com o nome “Filosofando” – onde abordou  o tema “Criança, Escola e Família por uma Pedagogia do Relacionamento”.

    Dentro dessa temática,Rudinei fez um panorama desde a criação da família,como instituição até a criação da escola,como a vemos hoje em dia,passando pelo uso da internet na vida das pessoas (o antes e depois da internet).

    Para ele, ” a música, a educação e a  aprendizagem devem caminhar juntas,pois a música está e faz parte da vida do homem.”

    Já sobre as relações humanas, o palestrante comenta que hoje a família não tem paciencia com os filhos e a escola não tem paciencia com seus alunos. A familia x escola geraram um certo “teocentrismo” . Porém,a família deve estar com a escola,sempre , porque Educação=educar + ação.

    Além disso, citou várias vezes, o pensador Aristóteles,com o pensamento de que “o essencial na vida é ser feliz”.Não se compra felicidade,pois criança feliz em casa é criança feliz na escola ,tem uma melhor aprendizagem.

    No final da palestra, interagiu com os professores e ficou na promessa de enviar por email material de apoio, comentado nesta manhã.

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