Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

0

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NAS ESCOLAS

 

Historia na sala de aula CANAL DO EDUCADORPesquisar é a base da construção do conhecimento. Pesquisar é ir além do que se ensina e se aprende em sala de aula. A pesquisa deve ou, pelo menos, deveria fazer parte do cotidiano profissional dos professores. A pesquisa é resultado da tamanha curiosidade do aluno. A pesquisa é, enfim, a realização do desejo humano de aprender.

Aristóteles já dizia: “Todo homem nasce com o desejo de conhecer!”. Não há quem negue essa premissa. Quando nascemos somos curiosos, pesquisamos em todas as partes respostas, mesmo que ingênuas, prematuras, para as nossas dúvidas. Os pequenos problemas formam as nossas grandes questões quando somos crianças. Construímos nosso conhecimento pelas dúvidas, mas não somente por elas, mas também pelas respostas que vamos calando.

Quando iniciamos nossa carreira escolar, a sala de aula começa a fazer parte de um universo desconhecido, algo a ser descoberto. Em muitos casos, esse espaço fica apenas no ensino e na aprendizagem. Apenas, porque ela deveria ser constituída de muitas janelas para podermos alargar o nosso horizonte do saber.

Aluno de um lado, professor de outro. A pesquisa deveria fazer parte contínua, reflexão do ensinar. Para muitos professores, doutrinados pelas verdades da Modernidade enquanto um Projeto seguro, ensinar significa passar verdades cientificamente comprovadas. A pesquisa desestabiliza essa certeza, pois ela é contínua.

Existem também, escolas que matam a curiosidade dos alunos. Essas escolas desenvolvem pesquisas que ficam restritas ao copiar e colar textos da internet. E o pior: muitas vezes, sem uma leitura prévia do que se está copiando. Plágio irredutível de ignorância!

A morte do desejo aristotélico de conhecer significa o assassinato do gênero humano! Devemos concordar que, o desejo quando reprimido, produz insuficiências criativas, aceitação do imposto/pré-determinado.

A Pesquisa deve sim, fazer parte da vida escolar, assim como a mesma faz parte da vida cotidiana das pessoas.

Bem, agora que já dei alguns indicativos, vou continuar pesquisando formas de pesquisar. E você, vai pesquisar ou copiar e colar? ((•)) Ouça este post