Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

0

EDUCAÇÃO PARA OVELHAS

 

lobo_ovelha013Longe de mim uma educação voltada para domesticação! Não quero ver gentes de almas brilhantes se alimentado de pequenas migalhas de pasto político. Não posso permitir que, sendo professor, desenvolva meu trabalho em nome de ideologias dominantes! Falo de uma educação para seres humanos e não para ovelhas.

Nos currais domesticam animais; nas escolas, crianças. Há que se entender de que, conforme Kant (no livro “Sobre a Pedagogia), o homem é o único animal que pode ser educado. Se é o único, ele não apenas pode, como também deve ser educado. Aí que mora um grande problema: Educação ele recebe, mas que tipo de educação? Em nome de quem?

Será que o espírito ovelhistico não está presente na estrutura burocrática da escola? Ou ainda, pensemos que esse mesmo espírito não está detalhadamente pautado no perfil final de nossos alunos?

Toda educação tem um objetivo. A educação para ovelhas prima pela segurança na ordem e no progresso, uma vez que, a aceitação é a palavra chave dessa educação.

As ovelhas à noite são presas fáceis! Na escuridão é que elas são passadas para trás. Me faz pensar uma educação que deixa as pessoas sem norte, na escuridão, sem clareza em suas ideias, tomadas de posição, ideologia. Se ela se vê em perigo, prefere ser presa que ir para o mato! Como dizem aqui no Sul: “Mato não é lugar de ovelha!”. Será que também não somos presas fáceis em virtude do tipo de educação que recebemos?

Em contrapartida, temos a educação da coruja. Espécie inteligente de bicho. Gira a cabeça e tem um olhar vasto para todas as dimensões. É muito observadora. Mas parece que a coruja também abriga um sentimento de fuga: quando a coisa aperta, ela vai pra toca!

A Educação esclarecida faz pessoas conscientes, livres…A Filosofia no passado nos ajudava a interpretar a realidade. Agora, um novo desafio: Interpretar e Agir! Agir com proposta!

É louvável, entre tantos movimentos, a organização das passeatas por meio das redes sociais. Gostaria de ver as “ovelhas” se reunindo, as “corujas” dialogando sobre seu ponto de vista, as gentes de todo o Brasil dizendo um “NÃO!” à corrupção!

É intolerável a vida precarizada de um povo pobre politicamente. A produção de cultura passa por ai. Quem pode admitir que, escolarizado, um brasileiro tenha atitudes de ovelha?

Dessa iniciativa não podemos nos esquivar. A questão é organizar as escolas, os grêmios estudantis, as universidades, os sindicatos e todo e qualquer movimento social. Um movimento forte se faz unido!

Bom...quem sabe, isso seja apenas o gemido de mais uma ovelha! Afinal, até quando teremos pastores políticos travestidos de lobos?

Você acha isso importante? Compartilhe!

((•)) Ouça este post